sábado, 13 de junho de 2015

CONCURSO PÚBLICO DE ICATU SOB SUSPEITA


O último concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Icatu, cujas provas objetivas já foram realizadas no mês anterior (24/05), tem sido alvo de muitas suspeitas.

O Instituto Olavo Bilac, empresa contratada pela Prefeitura para elaboração, aplicação e correção de provas (que recebeu mais de R$ 220 mil), tem sido contumaz em não obedecer os prazos estabelecidos no próprio edital do concurso. Um exemplo disso foi a absurda demora na publicação do gabarito oficial do certame (10 dias de atraso).

Isso, apesar de transparecer uma falta de credibilidade por parte da instituição, não é tão grave quanto o que ocorreu com boa parte dos participantes que não tiveram suas inscrições deferidas.

Ocorre que muitos candidatos, mesmo com suas taxas de inscrição pagas, deixaram de prestar o concurso por não conhecerem, até a data de aplicação, os seus locais de prova. Devido ao erro cometido pelo dito instituto, em não confirmar esses inscritos.

Percebe-se aí uma certa irresponsabilidade, tanto do município quanto do instituto, pois nenhum dos órgãos se preocupou em emitir, sequer, uma nota de esclarecimento.

Fato é que na maioria das vezes em que alguém tentava entrar em contato com instituto através do número de telefone divulgado no site, não se recebia resposta alguma, pois ninguém atendia as ligações.

Por outro lado, o site da instituição é muito embaraçado, impossibilitando, inclusive, o acesso às informações do concurso.

Não se sabe quantos foram os inscritos que deixaram de prestar o certame em razão destes atos irregulares. Nem quais são os efeitos jurídicos que tal evento resultará. Mas já tomamos conhecimento de prejudicados que procuraram o Ministério Público.

Importante lembrar que, segundo o cronograma do edital, a divulgação da relação dos candidatos aprovados e classificados (em caráter preliminar) será nesta segunda-feira (15/06). Resta-nos ficarmos atentos, pois caso não divulguem, cobraremos aqui. Tomara que não seja preciso.

Opinião
Diante desse cenário, ao que parece, a responsabilidade da prestação do concurso público de Icatu, ficou atribuída a uma empresa ainda inexperiente, pois certamente uma banca séria e responsável jamais cometeria tais erros.

Esperamos que o Ministério Público e o Legislativo Municipal tomem providências, a fim de que outros eventuais erros sejam evitados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por participar do blog!